Tuesday, October 9, 2007

Nomes do meio

Há uma coisa em que eu às vezes penso que é o facto de os nomes do meio não sevirem para nada, aliás, só atrapalham. Passo a exemplificar:
-se queremos assinar um cheque: NOME COMPLETO;
-para fazer um exame: NOME COMPLETO;
-para fazer uma inscrição num sitio qualquer: NOME COMPLETO; etc..
Não seria mais fácil cada pessoa ter só o 1º e último nome? Eu achava que sim. Até que uma situação que observei hoje me trouxe memórias da infância, e foi aí que eu percebi a utilidade do nome do meio.
Ele serve para identificar quando os nossos pais estão chateados comnosco por algum motivo.
A situação que observei foi muito simples. Uma mãe estava na rua com o filho e ele deve ter feito alguma, porque de repente só se ouviu: "João Manuel, anda cá imediatamente". E lá foi o petiz com o rabo entre as pernas a saber que tinha feito algo de mal.
Foi aí que me lembrei que na minha infância era igual. Cheguei à conclusão que o nome do meio serve para isto mesmo, para identificar quando os nossos pais estão chateados e para nos dar alguma hipótese de fuga.
Ainda hoje tremo quando ouço os meus pais a gritarem: "ROGÉRIO PAULO".....

No comments: